domingo, 27 de fevereiro de 2011

DESENVOLVIMENTO ESCOLAR E SEUS EFEITOS NA PRODUÇÃO EDITORIAL

                     
                          A geografia se desenvolveu na educação primária e secundária, de uma forma paralela com uma grande produção editorial de carácter geografico e cartográfico na alemanha. Todo esse esforço esteve  ligado, a idéia de se melhorar o grau de escolarização da população Alemã no século XIX. Isso condicionou a divulgação de uma léi na Prússia (Alemanha do Norte) - 1839, proibindo dar emprego a crianças menores de 9 anos de idade que não tivessem frequentado a escola por um período superior a três anos. Essa medida fez com que o número de mestres aumentasse substancialmente passando de 28.000 em 1843 para 187.000 em 1910. A população escolarizada aumentou correlativamnte, aumentando também o número de crianças que assistiam as escolas elementares da Prússia já apartir de 1873 de 4,1 milhões para 10,3 em toda a Alemanha em 1910. Desde 1860 o sistema escolar Alemão se tornara um modelo para os países Europeus. A viagem de Baudovin ás escolas Alemãs a cargo do governo Francês, mostrou-nos claramente sua admiração sobre a educação na alemanha, onde ele descreve as condições  educacionais e a importãncia dada pelas  autoridades Alemãs naquele contexto histórico, ele diz: Em nenhuma outra parte a instrução está tão difundida, não é dada com tanto desisteresse nem dirigida com tanto cuidado. O mais pequeno povo tem sua escola primária; à mais insignificante cidade, seu ginásio, suas escolas médias e reais, perfeitamente organizadas, dotadas e cuidadas. Na Alemanha todos se interessam pela juventude, das mais altas personalidades e às grandes senhoras à dedicam. Houve também a incorporação da musical, assim com da arte em geral e o aumento da produção literária infantil. Todo o povo Alemão estava convencido de que ocupar-se com a instrução era cumprir um dever pessoal e fazer um bem para o país.
                            Até 1860 a obrigação escolar tornou-se um costume uma cultura, um procedimento, um valor cultural intranhado nos modos daquele povo. Esse processo  se iniciou no princípio do século e,  meio século mais tarde todas as crianças eram obrigadas a frequentar a escola  seguindo a sistematização por idade. Numa das passagens, o autor diz que, em 1860 só encontrou um único homem de 30 anos de idade que não sabia ler e contar facilmente. De acordo com autor até 1870 o analfabetismo entre a população com mais de 10 anos,  no reino da Prússia, era de menos 10 porcentos entre os homens e de 15 porcentos entre as mulheres. A partir das kindergarten ( jardins de infância), existia toda uma hierárquia de instituições docentes que davam assistência rigorosa e obrigatória à educação adotada como um processo.. As idéias de Rosseu foram adotadas ao ambiente religioso  imperante entre grupos dominantes, e tão úteis ao sistema político Prussiano, haviam sido aplicadas em alguns centros educacionais. Houve também a adoção de modelos de ginástica pedagógica,  assim como os métodos ativos de (Pestallozi)  que dava grande atenção ao exercício ao ar livre como elemento de formação moral.  A divisão política da Alemanha durante boa parte do século XIX,  e a estrutura descentralizada do *Reich, incluso nos finais do século, introduzira grande número de diferênças de umas regiões à outras, mas mesmo assim havia uma vontade crescente de buscar a unificação. Durante todo esse desenvolvimento, a geografia gozou de grande prestígio de estar sempre presente nos programas. Sua presença fora muito importante já que junto com a língua, a história e a filosofia era uma das matérias que contribuiam na afirmação do sentimento de unidade nacional,  por causa da divisão política existente. A aplicação dos métodos Pestallozianos permitiam facilamente fazer da geografia uma disciplina ativa e em contacto com a natureza e é  com todo esse desenvolvimento pedagógico que se pode perceber a grande influência que pôde chegar a ter a obra de Ritter e a difusão de suas idéiais através dos altos círculos políticos, militares Berlineses à que estava ligado. Ensinavam-se os princípios  elementares da geografia como por exemplo a divisão territorial,  ou seja geografia, física, política, zoologia, mineralogia, botânica, geognósica, latim, elementos de quimíca e matemática. estudavam-se por meio de mapas, incuindo as partes do mundo com as suas divisões principais: Estudo da África, Ásia, Ámerica e Oceania e  os princípios da geografia política e matemática Europeia. A tradição cartográfica era antiga na Alemanha. no século XVIII se haviam realizado decisivos trabalhos à solução de importantes problemas matemáticos relacionados com as" projeções" e haviam surgido ativas casas editoras como a de HOMANN de NURENBERG que perdurou até o século XIV. Também se criou o departamento cartográfico da editorial de Berlim que teve a colaboração de cartográfos como JULIUS LUDWIG, W.SCHARRER, CARL ZIMMERMANN e até a metade do século XIX na edição dos mapas da ERDUNDE de RITTER, KIEPERT que publicou em 1860 um atlas de grande formato com 45 mapas que foi considerado no momento como o melhor que existia na Alemanha. Portanto, o desenvolvimento da geografia e sua expansão, se deu a partir da infra-estrutura que havia sido criada, beneficiando amplamente o desenvolvimento do ensino como um todo e dando-nos a perceber que, foi um desenvolvimento programado e não precedeu ao desenvolvimento da geografia.


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